segunda-feira, 29 de abril de 2013

De Volta ao Lar

Veja a diferença que um pai/esposo faz, e, ao mesmo tempo, a dor da ausência. Esse vídeo apresenta imagens reais do retorno dos soldados americanos que combateram no Iraque aos seus respectivos lares. Talvez você esposo/pai, provavelmente, não está longe geograficamente; mas completamente distante fisica e emocionalmente da sua família. Saiba, então, da falta que você faz!!!

A Importância da Liderança Espiritual



Há uma necessidade evidente em nossos dias por homens que assumam a liderança espiritual de suas famílias. Ao invés de abraçarem o papel e as responsabilidades que Deus lhe confiou, muitos homens que alegam se seguidores de Cristo ou são ditadores ou são “moles”. Certamente, muitas expectativas e ideias erradas nublaram a verdade nesta área da vida em família.
Observemos quatro fatores que demonstram quão importante é este assunto. Veremos nesse post os dois primeiros:

Primeiro, importa aos homens liderarem suas família porque Deus os fez líderes.
Em 1 Coríntios 11. 3, lemos: “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo”. Esta verdade ecoa em Efésios 5. 22-23, que diz: “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o Salvador do corpo”.
Você notou que nenhum destes versos ordena que o esposo se torne o cabeça ou líder de sua casa? Deus diz que o esposo é o líder. A única pergunta é se ele é um bom líder ou não! Após uma cerimônia de comissão, um novo oficial no exército é líder por patente, mas a liderança tem de ser estabelecida na prática. Acontece o mesmo no casamento! Você alcança o posto após os votos matrimoniais, mas precisa colocar a liderança em prática. Você precisa assumir as responsabilidades do papel estabelecido por Deus para você!

Segundo, considere o efeito multiplicar.
Se o pai andar com Deus e ensinar sua esposa e filhos a amarem a Deus e a obedecerem à Palavra, esse homem terá uma família forte. Uma família forte, por sua vez, tem o potencial para influenciar poderosamente tanto a Igreja quanto a sociedade.
Você quer influenciar sua Igreja e sua cidade para o Senhor Jesus Cristo? Tal influência começa com homens mentalmente fortes e espirituais, cuja liderança se reproduz numa família forte. Famílias fortes formam as bases de uma boa igreja.
Texto extraído desse livro sob autorização
 da Editora Fiel
Contudo, o efeito multiplicar também pode se mover em outra direção. Um pai ditador ou um pai “mole” é, de maneira geral, um peso morto que atravanca o progresso espiritual de um lar. Famílias fracas, por sua vez, atrofiam os músculos da igreja. Igrejas aleijadas acabam desgastando a cultura, ao invés de promoverem seu bem. Sua falha como líder literalmente contribui para o prejuízo espiritual de sua cidade. SUA LIDERANÇA ESPIRITUAL É IMPORTANTE POR CAUSA DA INFLUÊNCIA QUE CAUSA NOS OUTROS, PARA O BEM OU PARA O MAL.

Por enquanto, ficaremos nesses dois aspectos importantes em relação a liderança masculina no lar. Brevemente colocaremos mais dois pontos sobre esse assunto nesse blog. Leia, medite e pratique uma liderança bíblica e equilibrada coerente com o desejo de Deus. Abraço e até lá!!